Cajati – Capacitação Julho/2017

Cajati – Capacitação Julho/2017

A Prefeitura Municipal de Cajati/SP por meio do Departamento de Educação e Cultura e a Empresa Espaço D compreenderam a importância de capacitar e promover praticas para melhorias nos métodos de trabalho sempre tendo como foco atender com excelência os profissionais do quadro de apoio Pedagógicos. Auxiliares de Vida Escolar ( A.V.E), Estagiários(as), Monitores de Informática, Psicólogas, Psicopedagoga e Interprete de Libras, para que assim atendam e estimulem as crianças com qualidade.

Veja as fotos da formação com cuidadores abaixo, presença da equipe e da diretora Prof.ª Cláudia do Departamento de Educação de Cajati:

A Capacitação aconteceu em dois momentos:

Manhã com tema: Estimulação Precoce “Contação de Histórias e o uso do Material reciclado”

Contamos com a colaboração de três profissionais, professoras de Creche no município de Registro-SP, dando inicio com a palavra da Professora Rosimeire, contando um pouco da sua trajetória de vida, nos motivando a acreditar mais em nossos objetivos e que não existem barreiras que não podemos enfrentar, nos ensinou a parte de organização, tanto de horários e organização de matérias; com sua experiência ela foi mostrando como acreditar em algo e ter força de vontade é possível tudo realizar, basta acreditar e também falou e mostrou em fotos que não é falta de material que impeça nós de trabalharmos com os alunos, reutilização de materiais julgados com “lixo” pode-se ser tornado em brinquedos e fantasias.

Já a Professora Carol e a Ivone vieram mostrar um pouco da experiência do dom que elas tem em contar Histórias, com demonstrações lúdicas para ensinar as crianças e maneiras de como contar histórias cantadas, ou em formas de teatros com diversos materiais recicláveis.

Foram muitas dicas proveitosas e materiais muitos criativos, foi uma manhã bem proveitosa onde todos ficaram satisfeitos e cada um já saiu pensando em melhoria para os alunos.

Tarde com tema: Roda de conversa com a Equipe multidisciplinar da APAE Cajati

Estavam presentes as equipes Multidisciplinar da APAE composta por: Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Professora, Coordenadora e Diretora, onde foram levantadas algumas dúvidas e eles com as experiências nos ajudaram da melhor forma para melhorias nos aprendizados dos alunos, as dúvidas mais frequentes de todos era como lidar com o comportamento agressivos de alunos com o transtorno do Espectro Autista, não existe uma fórmula mágica, dicas para se trabalhar a família, construir um histórico e a partir dali dar sequência ao trabalho. Foram dados dicas de aplicativos gratuitos para atividades, foi falado como se trabalha com os alunos da instituição, claro que o publico alvo deles é diferenciado do que encontramos na rede mas foi de uma grande importância para nós ouvintes. O Psicólogo deu ate uma dica de um filme que seria de muita importância todos assistir: “Nise O coração da Loucura”.